Semana do Meio Ambiente
09.06.2014
Nesta semana que passou, do dia 02 a 06 de junho, nós da Arauterm comemoramos a Semana do Meio Ambiente, e em comemoração a esta semana de grande importância desenvolvemos uma campanha interna de informação e conscientização para nosso colaboradores.
Hoje iremos apresentar nossa campanha para todos que nos acompanham através do nosso site:
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
-----------------------------------------------------------
* O mundo está em perigo, nós somos a causa e a solução!
10 Dicas Ambientais:
- Coloque o lixo nas lixeiras adequadas
- Desligue as luzes do banheiro quando sair
- Evite o uso excessivo de copos plásticos
- Use o mínimo possível de papel toalha para secar as mãos
- Quando for imprimir, se possível, utilize papel de rascunho ou imprima frente e verso
- Sempre que possível, deixe as luzes apagadas durante o dia
- Feche a torneira enquanto escovar os dentes
- Não jogue lixo na privada
- Ajude a preservar
- Recicle, Reduza e Reutilize!
------------------------------------------------------------
* Reduzir, Reutilizar, Reciclar
Uma pessoa produz 1,5 kg de lixo por dia.
Para baixar esse índice, Reduza, Reutilize e Recicle.
Embalagens, copinhos de café, sacolas plásticas e restos de alimentos são apenas parte dos rastros que deixamos para trás todos os dias. O peso, para o qual ainda estamos longe de encontrar a solução definitiva, recai sobre o planeta: cada pessoa produz em média 1,5 kg de resíduos por dia. Essa engrenagem é, parcialmente, movida pelo desejo. Compramos, consumimos e descartamos em ritmo frenético.
A dica, portanto, é dar preferência a produtos de vida longa, um dos princípios do ecodesign. A prática dos três Rs – reduzir a quantidade de resíduos, reutilizar materiais e reciclar por meio da coleta seletiva – é a melhor maneira de diminuir o impacto do seu lixo na natureza.
E OS ORGÂNICOS?
Restos de comida, folhas e podas de jardim. Nas cidades, o lixo orgânico representa até 60% do total de resíduos. Esse número reflete um desperdício: no Brasil, um terço dos alimentos vai para no lixo. Planejar as compras e aproveitar sobras em sopas, bolinhos e geleias são bons caminhos para combatê-lo.
-------------------------------------------------------------
* Vamos economizar água
Banheiro:
- Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
- Não tome banhos demorados.
- Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro.
- Conserte vazamentos o quanto antes.
Cozinha:
- Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo.
- Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça.
- Deixe de molho a louça com sujeira mais pesada.
- Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia.
Jardim e calçada:
- Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca mangueira.
- Não use mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura.
- Prefira o uso do regador ao da mangueira para regar plantas.
----------------------------------------------------------------
*SUSTENTABILIDADE?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Conceito de sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Ações relacionadas a sustentabilidade:
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios:
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.